comércio

Shoppings contabilizam prejuízos após um mês fechados e planejam reaberturas

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

Em meio à pandemia, a crise já chegou em todos os setores e a cada novo decreto, o comércio vê a oportunidade de respirar em meio aos prejuízos trazidos pela Covid-19. Um dos complicadores da crise é a ansiedade, já que não há uma data prevista para a recuperação dos negócios.

Próximo de completar 30 dias de suspensão das atividades, a reportagem contatou os quatro shoppings de Santa Maria para acompanhar os desdobramentos e os preparativos da retomada das vendas. Destes, dois deles ainda não tem previsão de abertura. O que segue comum a todos, é que o retorno das atividades deverá ser feito de forma gradual.

Comércio de Santa Maria deve reabrir a partir de sábado com regras rigorosas de segurança

A flexibilização para reabertura do comércio veio do último decreto estadual que deixou a cargo de cada prefeitura, a decisão de retomar, ou não, as atividades comerciais não essenciais.

Com algumas recomendações sanitárias se tornando regras impostas, a reabertura dos shoppings vai remodelar tanto o comportamento do lojista, quanto o comportamento do cliente. Os empreendimentos voltarão a funcionar, só que com horários reduzidos e cuidados redobrados, como por exemplo, espaçamento maior entre as mesas na praça de alimentação, restrição de acesso às lojas, uso de máscara e de álcool gel. Cinemas ainda não abrirão.

No Royal Plazza Shopping, os números preocupam. Segundo o administrador Ruy Giffoni, os prejuízos foram altos e, certamente, vão reverberar durante o ano inteiro.

- Deixou de circular em torno de R$ 10 milhões entre todos os lojistas. Das 110 lojas operando atualmente, já tivemos duas que fecharam. Não temos como recuperar este tempo, mas estamos fazendo o possível para minimizar os impactos para os lojistas. Não cobraremos aluguel dos dias parados e reduziremos o condomínio ao máximo possível - revela Gyffoni.

Mapa mostra que casos de Covid-19 atingem 10 bairros

O Royal emprega cerca de 850 pessoas e vai adotar medidas de higiene rígidas para proteger seus lojistas e clientes. Clientes só entrarão com máscara, todas lojas terão álcool gel disponível e nas entradas, serão utilizadas pistolas de medição de temperatura, evitando que clientes com febre frequentem o local.

No Santa Maria Shopping, os cuidados começaram antes mesmo da reabertura. Na quinta-feira, foi realizada sanitização nos espaços internos e externos do shopping. A síndica Oneide Serro conta que os impactos deste mês de comércio fechado, ainda não foram calculados, mas que vão se estender a longo prazo.

- Para diminuir o impacto, uma das nossas estratégias foi incentivar os lojistas para que seguissem com as vendas online, gerando assim algum caixa. Conseguimos bonificação nos alugueis e desconto no condomínio. E a partir da reabertura será avaliado, junto aos lojistas, algum plano que estimule a recuperação econômica - conta Oneide.

Dos 57 empreendimentos ativos, 3 lojas já foram fechadas. O Santa Maria Shopping gera cerca de 210 empregos, diretos e indiretos. Como é localizado na região de grande concentração de comércio, os cuidados sanitários serão intensos.

Epidemiologistas mostram preocupação em relação à flexibilização do isolamento

Além das ações de higienização e limpeza, funcionários deverão utilizar EPIs e portar álcool gel. Limitação de público e demais medidas serão seguidas de acordo com decretos e orientações oficiais.

Até o agora, os shoppings Praça Nova e Monet Plaza Shopping não tinham se manifestado em relação à reabertura. Os últimos comunicados oficiais de ambos, foram feitos em seus sites, anunciando que até o dia 15 de abril permaneceriam fechados.

Royal Plaza Shopping

  • Abrirá - A partir de sábado, 18 de abril
  • Horário de funcionamento - De segunda a sábado, das 11h às 19h, sem abrir aos domingos
  • Medidas tomadas pela administração - Intensificação da higienização diária dos espaços, disponibilização de EPIs e álcool gel aos funcionários, limitação de público no interior das lojas
  • Regras - clientes só entram com máscara e após fazer medição de temperatura para comprovar que não está com febre. É orientado que se evite aglomerações e priorize o distanciamento desejável

Santa Maria Shopping

  • Abrirá - A partir de segunda-feira, 20 de abril
  • Horário de funcionamento - De segunda a sábado, das 11h às 19h, sem abrir aos domingos
  • Medidas tomadas pela administração - Sanitização de todos os espaços internos e externos do shopping. Disponibilização de EPIs e álcool gel aos funcionários, limitação de público no interior das lojas
  • Regras - clientes só entram com máscara e após higienizar as mãos na entrada. É orientado que se evite aglomerações e priorize o distanciamento desejável

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Duas casas são atingidas por incêndio na Região Norte Anterior

Duas casas são atingidas por incêndio na Região Norte

Uso de máscaras será obrigatório a partir de sábado em Santa Maria Próximo

Uso de máscaras será obrigatório a partir de sábado em Santa Maria

Geral